Ainda em fase de organização, conferências municipais, estadual e nacional permitirão que escolas de todo o país apresentem planos de ação voltados à realidade local, com apoio de órgãos governamentais, empresas e organizações da sociedade civil
[tx_divider size=”24″]
Por Ana Carolina Wolfe
Na última quinta-feira (14/09) aconteceu a primeira reunião do estado de São Paulo para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com a presença de representantes do poder público, de empresas e de organizações da sociedade civil, entre elas o Instituto Agir Ambiental. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de Educação estadual, serviu para discutir a composição da Comissão Organizadora Estadual (COE), que irá apoiar a divulgação, formação de mediadores, e organização das conferências municipais e estadual.
Ainda sem data definida, a Conferência estadual deverá acontecer entre 2017 e começo de 2018 e terá como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, em consonância com o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado no Brasil no ano que vem. O principal objetivo das conferências infantojuvenis é contribuir com o processo pedagógico e participativo, envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade escolar para mapear, refletir e propor ações sobre questões socioambientais locais. “A conferência infantojuvenil é o primeiro grande estímulo para um engajamento dos estudantes em causas coletivas e na construção por escolas e cidades mais justas e sustentáveis”, relata Rafael Jó Girão, representante do Instituto Agir Ambiental no encontro paulista.
Durante o período da conferência, as escolas serão convidadas a elaborarem um projeto de ação para transformar sua realidade e também a escolherem os representantes que levarão adiante as ideias acordadas entre todos da comunidade escolar nas etapas: regionais, estadual e nacional. E todo apoio ao processo será apoiado pelas comissões estaduais, constituídas por instituições públicas e privadas; coletivos jovens de meio ambiente e sociedade civil.
Acesse aqui a apresentação e o manual de orientações utilizados na reunião da Comissão Organizadora de São Paulo
Interessados em fazer parte da Comissão organizadora de São Paulo ou contribuir com alguma das etapas da Conferência, podem fazer contato com:
Andréia Cristina Barroso Cardoso
andreia.cristina@educacao.sp.gov.br | (11) 3866-0647
Aparecida Kida Sanches
kida.sanches@gmail.com | (11) 99529-7275