No primeiro dia do 8º Fórum Mundial da Água, o Instituto Agir Ambiental visitou as instalações da Vila Cidadã, a grande novidade do evento, que reúne organizações, empresas e universidades em evento aberto ao público
[tx_divider size=”24″]
Por Ana Carolina Wolfe
Aberta oficialmente ao público no último sábado (17), no Estádio Mané Garrincha, a Vila Cidadã reúne representantes de organizações, empresas e universidades em palestras e atividades formativas com um único objetivo: levar a discussão sobre o uso da água para a população. Com 10 mil m², a Vila Cidadã é a grande novidade do 8º Fórum Mundial da Água (FMA) e foi concebida pelo Processo Fórum Cidadão. As atividades gratuitas vão até o dia 23 e acontecerão paralelamente ao FMA.
Apesar da ampla organização para o evento e da abertura das inscrições online com bastante antecedência, o grande público presente ontem fez com que o acesso à Vila Cidadã fosse tumultuado. Somente no dia da abertura, foram mais de 10 mil pessoas visitando os diferentes espaços. Nos cinco dias de evento, a expectativa é de que 30 mil pessoas visitem o local.
Entre as atrações mais visitas do primeiro dia estava o espaço do movimento Green Nation, com várias instalações multimídia, como a Asa Delta – um simulador de realidade virtual que faz os participantes voarem por locais brasileiros onde a água é a protagonista – e o Submarino – que leva o público a uma viagem pelo fundo pela fauna e flora marinha. O espaço Criança Candanga, do Governo de Brasília, também chamou muita atenção dos pequenos, que puderam participar de diversas brincadeiras temáticas acompanhados de monitores.
Na inauguração da Vila Cidadã, o diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, destacou que esta é a primeira vez que o fórum é realizado no Hemisfério Sul e lembrou o início do sonho em trazê-lo para Brasília, há seis anos, além do desejo, assumido naquela época, de envolver os cidadãos em atividades paralelas.
O Instituto Agir Ambiental está apoiando um evento na Vila Cidadã, que apresenta o Programa Saveh, na terça-feira (20), no Camp de Ecoinovação, às 16h.