Hoje vamos falar sobre o ODS 15, que fala sobre a vida terrestre e prega a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, a gestão sustentável das florestas, o combate a desertificação e o fim da degradação da terra e da perda de biodiversidade.
São vários temas correlatos e muito complexos, que poderiam gerar uma série de posts. Por isso, vamos nos deter em um, a perda da biodiversidade. Já falamos um pouquinho sobre isso em maio, quando celebramos o Dia da Biodiversidade, mas dessa vez vamos falar sobre o Cerrado, o maior bioma da América do Sul e o berço das águas brasileiras.
Dados do Prodes Cerrado mostram que, entre agosto de 2018 e julho de 2019, foi desmatada uma área equivalente a quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Segundo a WWF, mais de 45% da área do Cerrado já foi convertida para a produção agropecuária.
Para conscientizar sobre estes e outros problemas ligados ao bioma, foi criada a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que também chama atenção para a necessidade de fortalecimento das populações tradicionais que vivem no bioma. Acesse aqui o site da campanha.
A WWF e a Rede Cerrado também lançaram, recentemente, uma série de ferramentas de conscientização, que dão subsídios para que todos possam colaborar com um ativismo digital em favor do Cerrado. Acesse aqui o site Cerrados pra se engajar nesta causa.
Duis mauris sem, maximus non consectetur id, consequat id est. Fusce erat ligula, gravida tempus sem eget, scelerisque iaculis enim. Donec sed facilisis lacus.
Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Aenean malesuada lacinia elit, non sagittis diam euismod consectetur. Nulla maximus nunc ut sem placerat efficitur ac ut urna.