Hoje é a vez de falarmos sobre o ODS 14, que trata da conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos.
Todo o ecossistema marinho sofre com vários problemas provocados pelo descaso humano, como a pesca ilegal, a proliferação de plástico e o descarte irregular de esgoto. Por isso, a ação governamental é tão importante para o avanço deste objetivo.
Desde 2009 temos, por exemplo, a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, que prevê a recuperação e preservação de ambientes aquáticos e a promoção do desenvolvimento socioeconômico neste campo. Mas ainda há muito a se fazer para a legislação sair do papel.
Pensando em uma solução para o problema dos microplásticos, estudantes da Federal e do Centro de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro criaram um filtro que captura as minúsculas fibras de plásticos presentes na água liberada pelas máquinas de lavar.
Apesar de quase invisível, há estudos que mostram que cada lavagem em uma máquina de seis quilos despeja 700 mil fibras no meio ambiente. E, hoje, cerca de metade dos microplásticos produzidos em uma residência são provenientes de máquinas de lavar.
Agora, a equipe de pesquisadores trabalha para que empresas passem a fabricar o filtro, que será acoplado na saída de água da máquina.
Acesse mais informações sobre esta pesquisa aqui.