A partir de diagnóstico sobre economia circular de embalagens, projeto visa criar indicadores para a coleta seletiva em Telêmaco Borba (PR) e estabelecer uma interdependência municipal para reciclagem de embalagens
Parceiros: Fundación Avina, Klabin e Hub Incríveis
Área: Sustentabilidade
Execução: Dezembro/2020 – em andamento
Com a primeira fase lançada em 2021, o Território 100% Circular tem como objetivos reduzir, reutilizar, reciclar e repensar o uso de embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico em vez de enviá-los a aterros sanitários, implantando uma economia circular nas cidades. Inicialmente, a iniciativa foi realizada na cidade de Telêmaco Borba (Paraná).
Juntamente aos parceiros, o Agir atuou na colaboração do diagnóstico sobre economia circular de embalagens pós-consumo na cidade de Telêmaco Borba e na concepção de indicadores para a coleta seletiva e interdependência municipal para reciclagem de embalagens do projeto Território 100% Circular.
Território 100% Circular e
a geração de impacto positivo
Com o diagnóstico detalhado que mapeou os principais desafios na gestão de resíduos em Telêmaco Borba, foi possível desenvolver ações que impulsionarão a cidade a se tornar um lugar onde nenhuma embalagem é jogada no lixo ou descartada incorretamente.
Além disso, o Território 100% Circular em Telêmaco Borba visa promover melhorias na estrutura das cooperativas, iniciativas de educação ambiental locais e propor a criação de uma rede de comercialização de reciclados, fortalecendo a economia local.