Implementação de tecnologias sociais através de metodologia própria para adaptação às mudanças climáticas e recarga hídrica

Parceiros: Fundación Avina e Heineken 

Área: Sustentabilidade 

Execução: Agosto/2021 até o momento 

A partir da metodologia de recarga hídrica desenvolvida em conjunto com a Fundación Avina, o Recarrega busca solucionar o problema da conservação e da segurança hídrica através da implementação de tecnologias sociais de forma colaborativa e integrada, garantindo também segurança alimentar e geração de renda. Com adesão de parceiros, são ofertados espaços para instalação destas tecnologias e divulgação ao público-alvo. 

No Ceará, através de parcerias com organizações públicas e privadas, instituições de ensino, produtores rurais e sociedade civil, o projeto busca contribuir com a conservação de água e da biodiversidade dos açudes Gavião, Riachão e Pacoti, fontes responsáveis pelo abastecimento de água da região metropolitana de Fortaleza. 

Etapas da execução do projeto

Etapa 1

Diagnóstico e elaboração de plano de recarga

Etapa 2

Implementação participativa de tecnologias

Etapa 3

Monitoramento participativo de tecnologias, recarga hídrica e compensação de carbono

Etapa 4

Monitoramento da geração de renda

Etapa 5

Divulgação e adesão de grandes consumidores

Duas metodologias próprias integradas para auxiliar na conservação de água e no empoderamento feminino

A execução do Recarrega Ceará só é possível a partir da integração de duas metodologias de trabalho próprias criadas pelo Agir Ambiental. A primeira delas é o Conservaê, que usa a implementação integrada de tecnologias sociais e o uso de soluções baseadas na natureza para a conservação de água e de biodiversidade. 

A outra metodologia é chamada de Participaê e tem como foco a implementação colaborativa das tecnologias sociais, usando ferramentas tecnológicas como os webapps para potencializar o envolvimento da comunidade.