Construção de plataforma para monitorar a governança das águas no Brasil e implementar um protocolo de monitoramento

Parceiros: OGA Brasil e Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

Área: Tecnologia

Execução: Dezembro/2022 até o momento

O Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil) nasceu da necessidade de monitorar, produzir e disseminar informações sobre a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos do país. Através de indicadores presentes em um Protocolo de Monitoramento elaborado pelo OGA Brasil, é possível avaliar as ações do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e fortalecer a participação da sociedade e dos comitês de bacia.  

Em parceria com o Agir Ambiental, o OGA pretende elaborar uma plataforma virtual pública que possibilite a autoavaliação e o aprimoramento contínuo da governança de comitês de bacias hidrográficas, na sua busca pela garantia da disponibilidade e da segurança hídrica do estado de São Paulo, consolidando assim a aplicação do Protocolo de Monitoramento. 

Etapas da execução do projeto

Etapa 1

Apresentação e adesão ao Protocolo de Monitoramento de Governança das Águas ao organismo de bacia: assinatura do termo de adesão; formação de grupos de trabalho; reunião de alinhamento do OGA com os grupos de trabalho; discussão e coleta de dados dos indicadores da governança .

Etapa 2

Cadastro e câmara técnica virtual (CT): encontro dos membros de cada CT-MG em salas virtuais de trabalho com ferramentas e processos adequados para cada demanda.

Etapa 3

Autoavaliação colaborativa: formulário online com preenchimento colaborativo mesclado com atividades educacionais da academia OGA.

Etapa 4

Plano de ação colaborativo: sugestões de conteúdo da Academia OGA e de aprimoramento da governança.

Etapa 5

Compartilhamento público de resultados: organizados por indicadores e publicados em mapa, gráficos e planilhas, de forma individualizada e/ou agregada.