Através da produção de absorventes reutilizáveis, projeto social promove liberdade financeira e combate à pobreza menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade
Parceiros: Jardim Ancestral, CEU Butantã e Clã Livre
Área: Sustentabilidade
Execução: Fevereiro/2023 até o momento
O projeto Cairé surgiu a partir do Recarrega São Paulo, um projeto do Agir Ambiental voltado para a segurança hídrica através de tecnologias sociais implementadas de forma colaborativa e integrada. Em parceria com a rede de costureiras formada através das oficinas promovidas pelo Recarrega, o projeto Cairé atua na produção e distribuição de absorventes reutilizáveis, promovendo autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social e no combate à pobreza menstrual.
Além do estímulo à liberdade financeira, a atividade de confecção de absorventes reutilizáveis promove o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre questões de saúde das pessoas que menstruam, como também sobre o impacto ambiental resultante do consumo de descartáveis. Assim, as participantes entram em contato com reflexões sociais que permeiam a realidade em que vivem, construindo uma comunidade mais saudável e sustentável.