Hoje vamos falar um pouco mais sobre a desertificação. Este é o pior estágio de degradação da terra e caracteriza-se pela perda de todo seu potencial biológico, convertendo paisagens naturais a condições de deserto. Ocorre em decorrência do processo de uso e ocupação humano inadequado às condições naturais.
O semiárido brasileiro, onde predomina o bioma da caatinga, é o semiárido mais populoso do mundo, fator que, associado a um aumento de eventos climáticos extremos decorrentes das mudanças climáticas, tem agravado o processo de desertificação de suas terras.
A Desertificação ocorre em cinco etapas:
1. Queimadas, criação excessiva de animais, derrubada de árvores, estradas e mineração estão entre as atividades humanas que prejudicam a cobertura vegetal do solo
2. Tempo seco e sol forte aumentam as temperaturas
3. Chuvas muito fortes e concentradas retiram a superfície do solo
4. Degradação torna-se quase irreversível
Especialistas indicam que o segredo para evitar o problema é conter as mudanças climáticas – através do consumo consciente, por exemplo – e estimular a convivência sustentável dos povos da caatinga com o ambiente semiárido.
Entre as iniciativas nesse sentido estão: limitar o tamanho dos rebanhos de caprinos, cercar áreas de preservação ambiental e aproveitar o esterco para espalhar sementes de plantas nativas.