Foram necessários 40 anos para reerguer a área desmatada e fazer brotar novamente nascentes, cachoeiras e o deslumbre das pessoas pelas belezas naturais do local, que abriga uma pousada e oferece passeios de aventura a 200 km de São Paulo
[tx_divider size=”24″]
Por Ana Carolina Wolfe
Em 1973, quando Antônio Vicente, então com 40 anos, comprou um terreno na Serra da Mantiqueira, encontrou a área totalmente desmatada pelo antigo proprietário, que a utilizava para pasto de gado. Com 30 hectares, a área estava em uma região de planície perto de São Francisco Xavier, distrito de 5 mil habitantes que faz parte de São José dos Campos, no interior do Estado.
Vicente já estava acostumado à vida no campo, pois o pai trabalhava em uma fazenda onde ele cresceu com seus 14 irmãos. Foi ali que ele viu o pai cortar as árvores a mando do patrão para ser usada na produção de carvão e para que a criação de gado. Ali ele também assistiu ao fim das fontes de água da fazenda, que secaram.
Diferente do que presenciou quando criança, Vicente resolveu dar o troco e decidiu, naquele pedaço de terra comprado 40 anos depois, plantar uma floresta. Ele chegou a ser chamado de louco pelos vizinhos, que alegavam que ele não teria lucro com tal atitude.
A resposta veio 44 anos depois. Com mais de 50 mil árvores plantadas e a vegetação nativa totalmente recuperada, os 31 hectares da propriedade de Vicente contam ainda com mais de 30 minas de água, oito cachoeiras e várias espécies animais. E é considerado um dos grandes atrativos da região. No local, Antônio Vicente construiu ainda uma pousada, a Pouso do Rochedo, que oferece passeios pela mata e turismo de aventura.
Gostou dessa iniciativa? Que tal compartilhá-la com seus amigos?