Hoje é o Dia da Amazônia, uma data dedicada a refletir sobre a maior reserva natural do mundo e que vem sendo constantemente ameaçada.
Segundo dados do Imazon, um terço das árvores do mundo e 20% das águas doces estão na Amazônia Legal, que abrange seis países, entre eles o Brasil.
Por aqui, as queimadas estão ameaçando a floresta. De acordo com o WWF, o total de focos de incêndio de janeiro até agosto é 39% maior que a média dos últimos dez anos. Já com relação ao desmatamento, ele segue em alta na comparação dos 12 meses, tendo crescido 34% de agosto de 2019 a julho de 2020.
E o que podemos fazer para manter a floresta em pé? Além de cobrar uma ação efetiva do governo federal, é possível se engajar em causas que ajudam a Amazônia.
Um bom exemplo é a rede Origens Brasil®, que promove negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e promovendo o comércio ético.
Funciona como um elo entre quem produz e quem compra, de modo que seja possível gerar impactos positivos para as populações e territórios tradicionais.
No site do Origens é possível conhecer um pouco da história de cada um dos produtos comercializados pela rede, além de dados do produtor.
Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa.