Na sede da Rede Brasil do Pacto Global, em São Paulo, 29 profissionais de empresas e organizações, entre eles dois profissionais do Agir Ambiental, se reuniram para discutir ações ligadas à segurança hídrica
[tx_divider size=”24″]
Na última quinta-feira, o Agir Ambiental esteve presente na reunião da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). Na sede do Pacto Global, em São Paulo, 29 profissionais de empresas e organizações do grupo temático água debateram sobre ações ligadas à segurança hídrica, como o do relatório da Unesco, lançado no Fórum Mundial da Água, que trata das Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para a gestão da água.
Na ocasião, o oficial de Meio Ambiente da Unesco no Brasil, Massimiliano Lombardo, explicou que “as Soluções Baseadas na Natureza são soluções para problemas e desafios que surgem a partir de dificuldades de interação entre o ser humano e o meio ambiente”. Envolvendo desde a conservação ao aprimoramento ou (re)criação de processos naturais em ecossistemas modificados ou artificiais, as SBN para a gestão da água são intervenções humanas inspiradas e apoiadas pela natureza, que usam ou imitam processos naturais para efetivamente contribuir para o melhor gerenciamento da água. “Com essas SBN, o ser humano pode gerenciar processos naturais para atingir um ou mais objetivos relacionados à água”, destacou.
O grupo também discutiu o projeto “Improving Water Security in the PCJ Basin by Understanding and Responding to Local Context”, da CEO Water Mandate, plataforma do Pacto Global, que pretende trabalhar com a segurança hídrica nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, onde fica o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 50% da população da Grande São Paulo.
Também foi apresentado aos participantes o evento Rio Water Week, evento internacional que acontece pela primeira vez no Brasil. De 26 a 28 de novembro, no Riocentro, empresas, comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais irão discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da ONU, Água e esgoto para todos até 2030.
Outro evento falado na reunião foi o WIL Brasil 2018 – Laboratório de Inovação da Água, que acontecerá em São Paulo e será dividido em oito encontros independentes, organizados em quatro subtemas relacionados à água, que foca no fortalecimento da capacidade de liderança dos jovens nessa temática. Durante a reunião da Rede Brasil do Pacto Global os participantes puderam conhecer ainda o projeto Privadamania, uma ação de sensibilização ambiental através da arte.
Rede Brasil do Pacto Global
A Rede Brasil do Pacto Global é uma iniciativa da ONU que envolve o setor privado em programas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Pacto conduz projetos no Brasil por meio dos seus Grupos Temáticos (GT), divididos atualmente em: Água, Energia e Clima, Alimentos e Agricultura, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção e ODS. Esses grupos são formados por representantes das empresas e organizações que integram a Rede Brasil.
Para saber mais sobre a Rede Brasil do Pacto Global, acesse http://pactoglobal.org.br/