Hoje vamos falar sobre o ODS 4, que fala sobre assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e garantir que todas as pessoas tenham oportunidades de aprendizagem durante a vida.
Entre as medidas necessárias para atingir essa meta estão o aumento dos investimentos em infraestrutura, a qualificação e valorização do magistério e a destinação de recursos financeiros a países em desenvolvimento, sobretudo os mais pobres. Outro aspecto fundamental é a garantia do acesso à internet e o uso da tecnologia com finalidades pedagógicas.
Bons exemplos nesse sentido são o software brasileiro para habilidades de escrita Letrus e a ferramenta espanhola de detecção de dislexia Dytective, vencedores do Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa, da Unesco de 2019 pelo Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação.
O Letrus Writing Skills Program, desenvolvido pela empresa brasileira Letrus, é um programa de Inteligência Artificial com retorno automatizado sobre a escrita dos alunos. O objetivo é reduzir o analfabetismo funcional na língua portuguesa, apoiando alunos e professores do Ensino Médio. Desde 2017, mais de 65 mil estudantes utilizam o programa em todos os estados brasileiros.
O Dytective (detetive), desenvolvido pela empresa espanhola Change Dyslexia, é uma ferramenta projetada para detectar dislexia em aproximadamente 15 minutos. Ele também fornece exercícios baseados em jogos para ajudar os alunos disléxicos a superar as dificuldades de leitura e escrita em espanhol. Até o momento, mais de 270 mil crianças de 43 países se beneficiaram da ferramenta. A empresa também fornece subsídios para famílias mais pobres com crianças que necessitam de educação corretiva para dislexia.
Com informações de ONU Brasil: https://nacoesunidas.org/empresa-brasileira-vence-premio-da-unesco-por-usar-inteligencia-artificial-na-educacao/