O inverno chegou. E com ele vem sempre a necessidade de usar ainda mais a eletricidade, seja para enfrentar o frio, seja para compensar a luminosidade mais baixa.
Como fazer isso sem agredir o meio ambiente nem aumentar demais a conta de energia? Confira algumas dicas que recolhemos no site do Instituto Akatu, especialista em consumo consciente:
- Use lâmpadas de LED
Elas duram muito mais que as incandescentes e fluorescentes – 16 anos – e consomem menos energia.
- Apague a luz quando sair do ambiente
Fazendo isso, além de economizar energia, você aumenta a vida útil das suas lâmpadas.
- Evite banhos longos
Se cada brasileiro diminuísse em apenas um minuto o seu tempo diário de banho, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de dez dias de operação da usina hidrelétrica de Itaipu.
- Não deixe a TV ligada à toa
Se todos os brasileiros desligassem a TV uma hora por semana, a economia gerada seria suficiente para abastecer, por um mês, uma cidade com 148 mil habitantes.
- Atenção com a geladeira
Evite abrir a porta da geladeira desnecessariamente. Guarde ou retire os alimentos todos de uma só vez e não armazene recipientes quentes. Além disso, verifique se a borracha da porta está em boas condições. Tudo isso faz entrar menos ar quente no aparelho, o que reduz o consumo de energia para manter baixa a temperatura
- Encha a máquina de lavar
Colocar o máximo de peças possível na máquina de lavar ajuda a economizar energia e água.
- Evite o ferro de passar
Se possível, pendure as camisetas, camisas e blusas em cabides para que elas sequem e desamassem naturalmente. Quando for usar o ferro, passe o máximo de peças possível de uma só vez, começando com aquelas que precisam de temperaturas mais baixas e vá subindo gradativamente segundo a necessidade.