Belas imagens são fundamentais para manter bonitos site e/ou redes sociais de qualquer organização. O problema é que nem sempre o orçamento permite contar com a ajuda de um profissional. Se esse é o seu caso, confira alguns dias para sua ONG sair bem na foto!
1. Ajuste seu equipamento
Se for usar um smartphone, configure o aparelho para fazer as fotos na melhor resolução disponível. Tome também o cuidado de limpar a lente do aparelho.
2. Atenção com a luminosidade
Preste bastante atenção à luminosidade antes de fazer a foto. Fotos diurnas, ao ar livre, costumam ficar melhores, por conta da iluminação natural. Se estiver em ambientes fechados, mova-se até conseguir que as pessoas ou objetos a serem fotografados estejam bem iluminados. Nunca deixe que a fonte de luz apareça na fotografia, pois isso pode estragá-la e só utilize o flash em caso de extrema necessidade (o ideal é desativar o flash automático).
3. Observe o foco
Antes de bater a foto, verifique se o foco automático do seu smartphone está gerando um bom resultado. Se não estiver, ative o foco manual e clique na tela indicando para onde o foco deve se direcionar.
4. Não use o zoom digital
Tente tirar as fotos sempre aproximando-se das pessoas ou dos objetos a serem fotografados. O zoom digital prejudica muito a qualidade das imagens.
5. Enquadramento e cenário
Se possível prepare o cenário da fotografia: organize a bagunça e escolha um fundo bonito. Capriche também no enquadramento, evitando pegar pessoas ou objetos pela metade e mantendo-os centralizados em sua imagem.
6. Ative o HDR
O HDR é um recurso disponível na maioria das câmeras de smartphones. Ativando-o, o aparelho fará automaticamente três fotos com níveis de exposição diferentes e, em seguida, as combinará, salvando no celular uma imagem de qualidade superior.
7. Use as duas mãos ou um tripé
Para evitar que as imagens fiquem tremidas, sobretudo quando utilizar o recurso mencionado anteriormente (HDR), só tire a foto quando estiver segurando o equipamento com as duas mãos, posicionado de maneira bastante estável, e não se mova até que a foto esteja concluída. Se puder utilizar um tripé, melhor ainda!