Hoje é o Dia Nacional do Cerrado, berço das águas brasileiras e habitat de enorme biodiversidade. Nele se encontram mais de 12 mil espécies de plantas e 2,5 mil espécies de animais, entre aves, mamíferos, anfíbios e peixes.
Esse tesouro ambiental permanece sob forte pressão da ação humana – entre 2018 e 2019, um território equivalente a quatro cidades de São Paulo foi desmatado, segundo o Inpe – mas felizmente é possível reverter a situação. Quer saber como ajudar? Confira algumas sugestões.
- Apoie a Rede de Sementes do Cerrado
A Rede de Sementes do Cerrado é uma associação sem fins lucrativos que atua na defesa, preservação, conservação, manejo e recuperação do Cerrado, além de realizar pesquisas e divulgar informações técnicas a respeito do bioma. Uma de suas principais iniciativas é o fomento à produção de sementes e mudas nativas na região.
- Ajude os “Lobos da Canastra”
Envolvendo 10 instituições lideradas pela ONG Instituto Pró-Carnívoros, o projeto desenvolve pesquisas e ações práticas direcionadas à conservação do lobo-guará na região da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.
- Busque conhecimento
Há várias formas de conhecer mais a fundo a situação do Cerrado. Entre elas, destacamos o documentário Ser Tão Velho Cerrado, do cineasta André D’Elia, que trabalha com cinema socioambiental e já produziu os filmes “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, “Demarcação Já” e “A Lei da Água”.
- Ensine as novas gerações
Algumas ideias para ajudar crianças e adolescentes a entenderem e conhecerem este importante bioma brasileiro.
Para ler
- O Cerrado – Rubens Matuck
- Lá no meu quintal – Gabriela Romeu & Marlene Peret
- O sumiço do tatu – José Wrigell
Para brincar
- A publicação Cerrado Dobrado, elaborada pelo Instituto Brasília Ambiental, ensina a fazer origami de 11 animais ameaçados de extinção.
Para ouvir
- Conheça músicas inspiradas na natureza selecionadas pelo programa Ser Criança é Natural, do Instituto Romã, e disponível nos principais aplicativos de música.
Para assistir
- Grazielle Alarcão, diretora de Museologia do Zoológico de Brasília, fala sobre o tamanduá-bandeira, um animal do Cerrado, e ensina a confeccionar um animal de papel no Youtube do zoológico.