Uma iniciativa de alunos da rede pública de Iguatu, no Ceará, tem chamado a atenção para a necessidade de incluir dados sobre a caatinga no ensino médio para que o bioma passe a ser valorizado e reconhecido pela população local
[tx_divider size=”24″]
Por Ana Carolina Wolfe
Poderia ter sido somente mais uma aula de geografia da professora Adriana Silva Oliveira na Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro em Iguatu, no interior do Ceará. Mas um detalhe acabou chamando a atenção de Moisés Breno Barbosa de Souza, então no 1º ano do Ensino Médio: o livro didático adotado na escola não tinha informação aprofundada sobre a caatinga, bioma em que o município está inserido.
Junto com outros colegas e com orientação da professora, eles começaram a pensar em como melhorar a educação sobre o tema. E foi assim que, em 2014, eles começaram a visitar escolas e áreas de preservação para entender como o assunto vinha sendo apresentado e qual a era a realidade do bioma na região.
Todo o trabalho de campo fez com que Moisés e seus colegas percebessem que havia muita desinformação com relação à caatinga e que eles precisavam mudar a situação. Eles, então, prepararam um projeto de lei e fizeram uma campanha na Câmara de Vereadores. O projeto, apresentado em dezembro de 2015, foi aprovado em março de 2016 e prevê a arborização da cidade com espécies nativas, além de um simpósio anual sobre o bioma, sempre no dia 28 de abril, Dia da Caatinga. O trabalho deu tão certo que foi premiado pelo Instituto Alana no final do ano passado e deve continuar na ativa.
Hoje com 17 anos, Moisés está fazendo a transição do projeto para outros alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro que, como ele, compartilham o sonho de criar também uma lei estadual e uma lei nacional para expandir a valorização do bioma para todos os municípios. Desde 2010 tramita uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os bens considerados patrimônio nacional.
Para saber mais sobre o projeto “Cruzando os Sertões da Mata Branca: saberes, práticas docentes e abordagens didáticas sobre a Caatinga” acesse o blog da EEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro ou o site do Criativos na Escola.
A PEC 504/2010 ainda não foi votada no Câmara dos Deputados e você pode lembrar o deputado da sua região como ela é importante. Além disso, compartilhe esta notícia com seus amigos e difunda esta ideia!