Há poucos dias falamos sobre a necessidade de combater o trabalho escravo. E uma das formas de ajudar a erradicar esse problema é ficar atento à origem dos produtos. Felizmente, os consumidores conscientes têm importantes aliados para isso: os selos distintivos de qualidade e origem.
De acordo com a Embrapa, “diversos selos de qualidade são utilizados para evidenciar singularidades e atributos (tangíveis e intangíveis) e indicar níveis qualitativos a alimentos, como informações sobre a sustentabilidade, transparência, equidade, origem, o modo e ética da produção ou comercialização, critérios e normas de conformidade, de forma a segmentar o mercado”.
Um exemplo desse tipo de certificação é o selo Garantia de Origem, da rede Carrefour, atribuído aos produtos “que respeitam o meio ambiente e são socialmente corretos, controlados desde o preparo do solo ou nascimento até a chegada às gôndolas”, como se lê no site da iniciativa.
Entre os critérios exigidos para atribuição do selo estão: cumprimento da Legislação trabalhista, proibição do trabalho escravo e infantil, treinamento e incentivo aos estudos para os funcionários, redução do uso de defensivos e aumento do uso de produtos biológicos para controle de pragas e doenças, reciclagem do lixo, acompanhamento técnico, redução do uso de antibióticos e aumento do uso de homeopatia na prevenção e tratamento de doenças dos animais, não utilização de hormônios de crescimento, entre outros.
Então da próxima vez que for às compras fique atento ao rótulo dos produtos.