Já passamos por várias etapas de construção da identidade visual, mas há um ponto que é preciso reforçar: a organização.
E hoje vamos falar sobre o Trello, uma ferramenta que ajuda a planejar postagens e ainda pode armazenar arquivos de uso constante. Nosso foco será nas funcionalidades que a plataforma oferece de forma gratuita. Assim, sua Ong pode se programar sem gastar mais dinheiro com isso.
1. Quadros e colunas
- A estrutura da plataforma é toda baseada em quadros e colunas
- Uma dica é organizar cada projeto (postagens para site, posts de redes sociais, outras atividades de comunicação) em um quadro e dividir as atividades de cada projeto em uma coluna diferente (sugestões de posts, posts prontos para publicação, já publicados etc)
- Para mudar uma atividade de coluna basta arrastá-la até o local desejado
2. Use power-ups
- Esses recursos podem ser integrados aos quadros para auxiliar na organização
- São 130 power-ups disponíveis e a versão gratuita pode ativar 1 power-up por quadro
- Há aqueles para integrar outras mídias e ferramentas, como o Google drive, por exemplo
- E há outros para automatizar o trabalho, como o calendário, as etiquetas, o checklist e o duplicador de cartões
3. Crie um time
- Na página inicial, é possível incluir os membros da organização aos seus quadros criando um time
- Para convidar as pessoas, basta usar o link disponível no menu “adicionar membros” e, depois que a pessoa criar a conta gratuita, vocês já podem interagir
- Com a equipe adicionada, é possível marcá-los nos comentários, ao final de cada cartão. O recurso funciona como do Whatsapp, bastando colocar @ na frente do nome
4. Use modelos prontos
- Há duas maneiras de começar a usar o Trello: criando seus próprios quadros ou utilizando algum modelo pronto
- Se você está em dúvida de como organizar seu trabalho, os modelos prontos podem ajudar muito
- No menu inicial, escolha a opção modelos para navegar pelas opções
- Depois, é só personalizar o quadro para seu uso, acrescentando ou tirando opções