Uma boa pedida quando se pensa em organizar o material gráfico é a plataforma Canva. De uso gratuito, o Canva permite a criação de uma equipe, que pode acessar todo o material gráfico online rapidamente. Há ainda a possibilidade de criar um kit da marca, com a paleta de cores, o logotipo e os templates mais usados reunidos em uma única pasta.
Confira algumas dicas que separamos para ajudar as organizações a usar o Canva.
1. Crie uma conta
Há duas opções de uso do Canva: a gratuita e a pro.
A versão pro é mais completa e custa R$ 26,90 por mês.
Porém, o Canva oferece a versão premium gratuitamente para ONGs. Para isso, é preciso preencher um formulário em inglês no site da plataforma.
2. Adicione a equipe
Ao clicar no nome da organização, no menu lateral esquerdo, você poderá adicionar a sua equipe usando o e-mail de cada colaborador e atribuir funções a ele, como administrador, designer ou membro.
3. Crie seu kit de marca
Na pasta kit de marca, também no menu lateral esquerdo, é possível adicionar logotipo, paleta de cores e as fontes usadas pela organização de forma muito intuitiva e rápida.
4. Salve seus designs e templates
Se você chegou até aqui é porque sua organização já tem um material gráfico definido. Você pode salvar todos eles nas pastas Templates e Design do Canva, clicando no nome da sua organização. Assim, folder, cartão de visita, papel timbrado etc estarão acessíveis para todos da equipe.
5. Crie novos designs
O Canva também é uma excelente ferramenta para se criar todos os designs necessários para a organização.
A plataforma traz infinitas opções de templates facilmente editáveis, além de fotos, ícones e músicas que podem ser adicionados ao seu projeto.
Uma opção bastante útil é que o Canva já traz o template nas medidas recomendadas para cada ocasião: post do Facebook ou Instagram, folder, cartão de visita etc.
Agora é só explorar o universo do Canva e criar designs incríveis.