A identidade visual de uma organização também precisa estar presente no site. Isso pode parecer bem óbvio, mas sempre é bom reforçar alguns elementos para pensar nessa padronização do site.
1. Padrão de cores
A paleta de cores escolhida para o restante do material gráfico da instituição deve ser mantido no site.
Mas, neste caso, é preciso ainda levar em consideração cores contrastantes para dar destaque a algum botão, como o de doações, por exemplo.
Quando se fala de cores, vale também pensar na acessibilidade do seu site para pessoas com deficiência visual. Cores com pouco contraste, por exemplo, dificultam o acesso para pessoas com daltonismo.
2. Hierarquia das informações
Ao abrir um site, as informações principais devem estar bem visíveis no topo da página. Assim, as pessoas que acessarem saberão as motivações e o público alvo da organização. Não esqueça de deixar o logo à vista.
Lembre-se também que não é só o topo da página que importa. Toda a página inicial do site deve ser pensada com calma, de acordo com o objetivo da organização, e dando prioridade ao que é mais importante naquele momento.
3. Ícones
Já falamos sobre os botões que convidam as pessoas à ação no post sobre as cores. Agora, além da cor do botão, é importante definir quais serão eles.
Seja claro e direto. As pessoas precisam entender rapidamente do que se trata.
Apesar de ser um excelente recurso de engajamento, é preciso usá-lo com sabedoria em ocasiões cruciais para que não se torne repetitivo e polua o layout do site.
4. Textos
São muito importantes e, por isso, merecem atenção especial.
Redija textos curtos e diretos e fique bem atento ao português.
Para textos maiores, use o botão Saiba mais ou Leia mais. Isso ajuda as pessoas a identificarem textos mais longos
5. Fotos
Será preciso definir um padrão de fotos a serem usadas no site
Leve em conta as cores predominantes nas fotos e o conceito por trás de cada imagem
A foto precisa ser coerente e complementar ao texto
Se for usar imagens com pessoas, busque sempre aquelas em situações semelhantes às reais, evitando as atuações exageradas
Também é preciso pensar no público e o tipo de foto com o qual ele mais se identifica