Em parceria com a prefeitura de Sertãozinho, Composta Sertão distribuirá gratuitamente mais de mil composteiras caseiras para famílias selecionadas
[tx_divider size=”24″]
No dia 10 de novembro o Instituto Agir Ambiental e a Prefeitura de Sertãozinho lançam o projeto Composta Sertão, para difusão do uso de composteiras caseiras na cidade. Com recurso do Fundo Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Federal, o projeto fará a seleção das 1.200 famílias que receberão gratuitamente uma composteira caseira e passarão a contar com acompanhamento de equipe especializada.
O principal objetivo é coletar dados sobre resíduos orgânicos domiciliares para transformar o projeto em uma política pública que ofereça estímulos para a adoção de práticas sustentáveis. Isso será possível porque as famílias selecionadas irão pesar os resíduos que serão depositados na composteira.
A economia nas despesas públicas com coleta, transporte e aterramento pode ser revertida em benefícios como, por exemplo, descontos no IPTU, o chamado IPTU Verde. Este estímulo pode auxiliar na construção de cidades sustentáveis ao fomentar a capacidade de auto-organização da sociedade, respeitando as cadeias ecossistêmicas e os recursos naturais. Além disso, o IPTU Verde pode ser um instrumento eficaz para o cumprimento da função socioambiental da propriedade privada, já que estimula a otimização da utilização dos recursos naturais.
Para que todos os bairros tenham oportunidade de participar, Sertãozinho foi dividida em seis grandes regiões e a cada dois meses 200 famílias serão contempladas. Elas receberão ainda acompanhamento técnico presencial e à distância, com duas visitas locais. Ao final de cada ciclo, as famílias também serão convidadas a participarem de um workshop de hortas caseiras, para que possam dar um destino para o composto produzido.
Outra ação do projeto será a distribuição de 40 composteiras para escolas municipais para que sejam usadas como ferramenta de educação ambiental e conscientização entre os alunos.
Inscrições
Os interessados em participar do projeto podem se inscrever através do site www.compostasertao.com.br até o dia 15 de dezembro e as primeiras 200 famílias devem receber a composteira em janeiro do ano que vem.