Os posts das redes sociais devem seguir a mesma identidade visual dos outros materiais, mas têm que ser adaptados às redes nas quais a instituição está presente.
Há alguns elementos que ajudam nesta escolha. Vamos a eles?
1. Use o formato ideal
- Em cada rede social as imagens e vídeos têm um formato. E é importante conhecê-los para que as publicações gerem maior interesse
- O Canva é uma ferramenta simples de usar que facilita esta formatação. Na plataforma você pode, por exemplo, converter posts para diferentes redes sociais com um clique
2. Escolha imagens coerentes
- O estilo das imagens precisa ser coerente com a identidade da organização.
Por isso, é preciso levar em conta a paleta de cores de cada foto. Elas precisam ser complementares à paleta da instituição - Isso, muitas vezes, acaba definindo também o ambiente em que as fotos serão tiradas (externo, interno, luz natural etc)
3. Defina as composições de imagens
- Há infinitas possibilidades de montagem de fotos, posicionamento, moldura, espaçamento, quantidade de elementos etc
- E tudo isso precisa estar integrado com a identidade visual da organização e com o público-alvo
- Faça testes, conheça o que outras organizações estão fazendo e não tenha medo de inovar
4. Conte histórias
- Pense bem nos conteúdos que serão publicados e tente aproximá-los da realidade do seu público-alvo
- Aproveite os textos para contar as histórias por trás dos projetos e as pessoas que são impactadas com as ações. Com certeza, cada ação carrega muitas histórias e isso ajuda as pessoas a entenderem a importância da sua atuação
5. Planeje as postagens
- Sempre teste como ficará a composição das fotos que você vai publicar
- Este recurso funciona especialmente para o Instagram, mas também é válido para as outras redes sociais
- O importante é planejar o que será publicado (foto, texto, hashtags, stories) com antecedência. Isso ajuda a manter um padrão nas postagens
Na próxima semana vamos falar justamente sobre uma ferramenta que pode ajudar a programar a comunicação. Não perca!