Usar as redes como um recurso de comunicação pode trazer muitos pontos positivos seja na relação com o público, na difusão do trabalho ou até para aumentar as doações.
Mas, para conseguir isso, é preciso ter perfis atrativos, além de conteúdo de qualidade. Também é importante escolher em quais redes sociais investir tempo e dinheiro.
Para ajudar na compreensão, separamos este post em dois: como escolher as redes sociais da organização e que tipo de conteúdo postar.
Então, não esqueça de voltar, na quarta-feira que vem, para ver a continuação desta série de posts sobre identidade visual para ongs.
Conheça o público
- Já falamos sobre isso várias vezes, mas o primeiro passo é, novamente, entender o público-alvo da organização
- Faça algumas perguntas: quais redes ele mais usa? que tipo de uso ele faz das redes sociais?
Conheça as redes
- Nesta etapa, tenha em mente o objetivo da organização com o uso
das redes sociais - Então, tire um tempo para ler sobre as diferentes redes, suas funcionalidades e especificidades
Escolha as redes certas
- Feito isso, elenque aquelas que mais condizem com a realidade da organização
- Será preciso ter periodicidade nas postagens. Então, avalie também a força de trabalho da instituição antes de decidir
- Se for preciso, comece aos poucos, com uma ou duas opções, e só depois vá acrescentando outras
Seja coerente
- Não adianta somente postar uma imagem chamativa ou uma frase de efeito para ganhar cliques. Pense, antes de tudo, no papel que a organização quer exercer e que tipo de contribuição ela pode dar para a sociedade
- Conteúdos relevantes podem atrair as pessoas certas para a sua organização
Dedique atenção à escrita
- Outro assunto recorrente por aqui é a atenção aos textos e aos erros de português
- Por isso, revise o que for ser publicado e peça a outra pessoa para lerem também. Uma visão externa pode ajudar a tornar o texto mais compreensível
Não esqueça a interação
- Por último, lembre-se sempre de que as redes sociais são ferramentas de interação
- Dedique tempo para responder comentários e mensagens dos seguidores, para pedir a opinião deles e também para escrever comentários construtivos em posts de outras instituições ou pessoas