O sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável é assegurar a todas e todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia.
Isso significa aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global, melhorar a eficiência energética, expandir a infraestrutura de distribuição e investir em muita pesquisa nesse campo.
Um ótimo exemplo nesse sentido é o Projeto SUCRE, gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ele consiste em utilizar a palha de cana de açúcar para complementar o bagaço já utilizado nas usinas para geração de eletricidade.
A palha é considerada fonte de energia com baixa emissão de gases do efeito estufa e seu recolhimento sustentável contribui para as políticas setoriais e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para alcançar as metas de redução do aquecimento global.
Os resultados mostram que, considerando o bagaço e a palha, o setor sucroenergético tem a possibilidade de suprir cerca de 80% da demanda residencial brasileira de eletricidade, impedindo anualmente a emissão de 50 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.