O slogan é uma frase de impacto que resume, em poucas palavras, o objetivo da sua organização. Ele pode aparecer no logotipo, em sites e redes sociais. E pode auxiliar as pessoas a entenderem rapidamente o que sua organização faz.
Parece simples, mas quanto mais sintético, mais difícil encontrar as palavras certas. Por isso, listamos algumas dicas que podem ajudar a sintetizar seus objetivos. Mas não se prenda a rótulos. O slogan é também um espaço para exercer a criatividade.
1. Selecione palavras-chave
Liste palavras que representam a sua organização
Vá das mais simples às mais complexas, priorizando verbos e adjetivos
Busque sinônimos
Elenque as melhores palavras
2. Combine as palavras em frases
A partir da lista de palavras escolhida construa frases
Comece com frases simples e depois vá aprimorando sua ideia
Não esqueça de ser direto e curto
3. Há outras maneiras de dizer isso?
Escolha as frases que mais se adequam à missão da organização
Pense em todas as possibilidades de construção daquela frase
Consulte a gramática e dicionários (há muitas opções online)
4. Busque inspiração
Você não deve copiar o slogan de outras organizações, mas pode se inspirar neles.
Como as organizações da mesma área de atuação da sua estão se expressando?
Compare as suas melhores frases
5. Peça opinião
Apresente as melhores frases para pessoas que não trabalham na sua organização e peça a opinião delas
Tente entender as opiniões e extrair algum ensinamento delas
Se preciso, refaça ou adeque a sua frase, sem medo de começar do zero
6. Dicas finais
Tenha sempre em mente o objetivo da sua organização e o público que ela quer envolver
Nunca deixe de lado a essência da organização
Tente pensar fora da caixa, fugindo de frases prontas e usando a sua imaginação
Não desista no primeiro erro