Agora que você já sabe um pouquinho sobre o significado das cores e formas, é preciso combiná-las para criar um logotipo, ou seja, a representação visual, com símbolos e palavras, da sua organização.
A palavra pode parecer bem comum, mas poucos sabem que há uma diferenciação entre logo e logotipo. Logo é a representação visual da marca e logotipo é quando esta representação vem acompanhada de algo escrito, que, normalmente, é o nome da organização.
Antes de começar, você vai ter que eleger as cores que mais se relacionam com as metas da sua organização e as formas que podem ajudar a passar seus conceitos-chave.
Então, é hora de juntá-las. E aqui vão algumas dicas de como fazer isso.
1. Simplicidade
Evite logotipos com muitos efeitos e rebuscados, pois eles podem transmitir uma sensação errada de desorganização
2. Busque referências
Faça uma pesquisa, observando o logo de outras organizações, para ver como se inspiraram. Algumas organizações costumam disponibilizar um manual de identidade no site, onde é possível ver sua identidade visual pronta. Isso pode ajudar a trazer ideias de formas e cores
3. Pense nos seus conceitos
Já falamos isso por aqui, mas sempre é bom repetir. É preciso ter em mente exatamente a mensagem que você quer passar com o seu logo, ou seja, o conceito por trás da imagem. Para isso, use as referências de significado das cores e formas, dos posts anteriores
4. Insira a tipografia
Tipografia é o tipo de letra que você vai usar para escrever o nome da sua organização, que vai aparecer junto da imagem. Não sabe como fazer isso? Na próxima semana falaremos exatamente sobre a escolha da tipografia
5. Lembre-se do alinhamento
O alinhamento do logo, sua posição e a distribuição do logo com a tipografia é muito importante, pois é o que vai garantir a harmonia. Lembra dos manuais de identidade que você consultou para ver referências? Eles sempre trazem um tópico com o alinhamento. Observe bem o que outras organizações fizeram neste sentido e tente aplicar no seu logo. Lembrando que espaços vazios também são muito importantes
6. Faça testes com cores e alinhamentos
No post da semana passada falamos da psicologia das cores. Então, é importante você definir o que você quer passar e fazer testes dentro daquela paleta de cores escolhida para ver a que melhor se aplica. Também é importante ver se o logo se aplica tanto na vertical quanto na horizontal e, ainda, testá-lo com diferentes fundos – coloridos ou não – para ter uma boa ideia de uso.