Continuando o tema da construção da identidade visual, hoje vamos falar sobre as formas que, assim como as cores, têm o poder de atrair o olhar, provocar emoções, transmitir conceitos e influenciar o modo como a organização é vista.
Por isso, vale a pena cruzar as respostas sobre objetivos, valores, público alvo, segmento e potencial da organização (feitas no primeiro post sobre identidade visual) com algumas mensagens que cada forma transmite.
Quadrado
- O quadrado é versátil, simples e elegante
- Ele transmite segurança, credibilidade, equilíbrio e profissionalismo, criando fortes laços emocionais
- Por isso, é um formato bastante usado em logotipos de bancos.
Retângulo
- É uma forma geométrica que remete à organização e estabilidade
- Também pode expressar familiaridade e proximidade, criando uma identificação
Círculo
- É um formato em alta
- Passa a sensação de de movimento ou transformação e remete ao senso de pertencimento e comunidade
- É bastante usado por emissoras de televisão
Triângulo
- Devido a suas pontas e ângulos, causa forte impacto visual
- Expressa atividade, dinamismo e energia, estando bastante ligado ao universo masculino, às ciências e às religiões
- Quando representado de lado é como uma flecha, indicando movimento, direção e velocidade
Linhas verticais
- Transmitem coragem, força e inovação, sendo muito usadas por de empresas de tecnologia
Linhas horizontais
- As linhas horizontais podem transmitir dinamismo e também calma, descanso e tranquilidade
Curvas
- As curvas são delicadas e sensuais, expressando movimento, ritmo. Elas estão relacionadas também com o moderno
Espaços vazios
- Os espaços vazios são tão importantes quanto as formas e o fundo do logotipo pode servir para completar a mensagem que se quer passar, formando um desenho ou dando fluidez à imagem