Em setembro de 2015, líderes mundiais adotaram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
Reunidos na sede da ONU em Nova York, eles chegaram a um acordo sobre a mudança climática e, junto com a sociedade civil, estabeleceram um prazo ambicioso para atingir esta nova meta: o ano de 2030.
As ações tomadas em 2015 resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Divididos em 17 objetivos e 169 metas, o plano abarca ações para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.
Pode parecer amplo, mas os ODS levam em consideração os contextos subnacionais na realização da Agenda 2030, desde o estabelecimento de objetivos e metas até a determinação dos meios de implementação, bem como o uso de indicadores para medir e acompanhar o progresso.
E é sobre a aplicação local desta agenda global de desenvolvimento pós-2015 que vamos falar ao longo das semanas na seção “Bem-estar social”. Fique ligado para não perder nenhuma publicação!