Compostagem é a técnica por meio da qual o lixo orgânico se transforma em um poderoso adubo que deixa nossas hortas caseiras verdinhas e saudáveis. Confira algumas curiosidades sobre o processo.
1. Muito simples de usar!
A composteira, sistema utilizado para realizar o processo, pode ser manuseada por qualquer pessoa em casas e até apartamentos pequenos.
2. Como funciona?
A composteira consiste em pelo menos três caixas empilhadas e bem fechadas. As duas superiores possuem furos nas bases. Nelas, são colocados restos de alimentos cobertos por grama seca ou serragem.
3. O que acontece dentro das caixas?
Os restos ali depositados transformam-se em adubo sólido e líquido, que escorre por meio dos furos das caixas, armazenando-se naturalmente na caixa inferior.
4. Quais os benefícios?
Por ser rico em nutrientes, o composto proveniente da compostagem é muito indicado para as hortas.
5. E tem mais!
Como se não bastasse o benefício de reduzir a produção de resíduos sólidos e, de quebra, ganhar um poderoso aliado para cuidar de nossas hortas, a compostagem também poderá gerar, em breve, fonte de economia com a taxa de coleta de lixo. Na cidade de Sertãozinho, por exemplo, está em estudo um projeto de lei nesse sentido.