Confira como foi o segundo e terceiro dias do 8º Fórum Mundial da Água e a participação do Instituto Agir Ambiental no Camp de Ecoinovação da ONU Meio Ambiente e do Sebrae
[tx_divider size=”24″]
Por Ana Carolina Wolfe
O 8º Fórum Mundial da Água está reunindo diversos representantes do governo e das principais empresas, universidades e organizações sociais que trabalham com o tema água no Brasil e no mundo. Então, porque não usar a expertise desse público para mentorar 20 ideias e propostas inovadoras dentro da temática do encontro? É exatamente isso que a ONU Meio Ambiente e o Sebrae estão fazendo no Camp Ecoinovação “Desafio Água”.
As 10 ideias iniciais e as 10 startups selecionadas previamente estão passando por um intenso processo de aceleração durante três dias – de 19 a 21 de março – no espaço do Green Nation, na Vila Cidadã.
Para Regina Cavini, oficial sênior da ONU Meio Ambiente no Brasil, a ecoinovação é um componente-chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Por ser uma forma de pensar que integra todas as atividades do ciclo de vida de um produto ou serviço, a ecoinovação é capaz de alavancar os negócios e garantir a sobrevivência das empresas no mercado competitivo enquanto, ao mesmo tempo, diminui a pressão sobre os recursos naturais. Nesta edição do Camp, voltada para os desafios da água, esperamos concluir o evento com propostas rentáveis e que contribuem para o desenvolvimento sustentável no setor público e privado”, afirmou.
Participação do Agir Ambiental
O presidente do Instituto Agir Ambiental, Rafael Girão, que foi mentor no evento representando a Fundación Avina, destaca o alto potencial das ideias apresentadas para solucionar problemas reais de acesso, tratamento e consumo de água, bem como prevenção da poluição.
“A ONU Meio Ambiente e o Sebrae estão de parabéns pela ótima seleção das startups e pessoas com grandes ideias para solucionar os desafios relacionados à água. Nesses dois dias de mentoria pude conhecer e trocar experiências com algumas startups que já estão em pleno funcionamento, obtendo ótimos resultados ambientais e econômicos, e com outras em fase de teste de seus produtos, que demonstraram um grande potencial. Além disso, também foi muito interessante ver que muitas ideias selecionadas já possuem protótipos desenvolvidos e testados. Acredito que esses dois dias de mentoria são exatamente o que elas precisavam para refletirem sobre os próximos passos para iniciarem os seus próprios negócios”, disse.
Quem passar pela Vila Cidadã terá ainda a oportunidade de observar as dinâmicas dos participantes através das paredes de vidro da sala onde as atividades ocorrerão. Ao final da competição, somente uma ideia e uma startup serão eleitas vencedoras e premiadas com gadgets, mentorias exclusivas com especialistas e investidores e credenciais para participação em eventos de representatividade do segmento de startup. A premiação e a cerimônia de encerramento deverão acontecer hoje (21), às 18h30, no espaço Green Nation da Vila Cidadã.
* Com informações do site da ONU Brasil
Acompanhe as novidades do evento no Facebook e no Instagram do Instituto Agir Ambiental.