As novas tecnologias podem ser um poderoso instrumento nas mãos de quem quer reduzir o próprio impacto ambiental com pequenas atitudes no seu cotidiano. Confira a seguir algumas ferramentas completamente gratuitas.
1. Consumo consciente – www.akatu.org.br/dicas/
Você sabia que se cada família brasileira utilizar uma sacola plástica por dia, em um ano, serão consumidas mais de 19 bilhões de sacolinhas. Se enfileiradas, elas cobririam uma distância similar a 16 viagens de ida e volta da Terra até a Lua. No site do instituto Akatu, você encontra essas e muitas outras informações relevantes, bem como dicas para diminuir seu impacto ambiental e ajudar a conservar nosso Planeta.
2. Reciclagem – www.recicloteca.org.br/
Tem vontade de reciclar ao menos uma parte do lixo produzido em sua casa, mas não sabe por onde começar? Na Recicloteca você encontra livros, vídeos, revistas, periódicos técnico-científicos, cartilhas, teses, produtos reciclados e até um kit reciclagem para usar em eventos de conscientização em escolas, empresas e universidades.
3. Coleta Seletiva – www.cataki.org/pt/
Se sua cidade não tem serviço de coleta seletiva, isso não é necessariamente um bom motivo para misturar lixo orgânico e reciclável. Na verdade, 90% de tudo que é reciclado no Brasil é recolhido pelos catadores. Tendo isso em vista, o coletivo Pimp My Carroça criou o aplicativo Cataki, cujo objetivo é facilitar o descarte de materiais recicláveis e melhorar a renda dos catadores de resíduos das cidades brasileiras. Vale a pena baixar o app!
4. Moda consciente
Pode parecer incrível, mas a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas da indústria do petróleo. A boa notícia é que está ao nosso alcance tentar reduzir esse impacto! Nos últimos anos, diversas plataformas têm sido criadas para possibilitar a troca e comercialização de roupas usadas. Uma delas é a Repassa: www.repassa.com.br/impacto-repassa. Vale a pena conhecer!